31.3.08

Estudantes da UFRGS são surpreendidos no R.U.

Para comemorar o Dia Internacional do Teatro, na última quinta-feira (27), os alunos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, juntamente com o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), realizaram uma intervenção cênica durante o almoço no Restaurante Universitário (R.U) da UFRGS.


O local foi escolhido por ter sido um dos alvos de pichações com frases de cunho racistas no ano passado em que dizia "negro só se for na cuzinha do RU". A pichação foi feita durante o processo de discussão sobre o sistema de cotas para estudantes negros e egressos de escolas públicas. Os alunos fizeram um alerta para questão do preconceito racial dentro da Universidade." Achamos importante reafirmar sempre o apoio as políticas de cotas, hoje a nossa preocupação é tornar a Universidade um ambiente acolhedor para os estudantes cotistas, além de oferecer espaço à cultura popular como o teatro de rua" diz a coordenadora do CUCA, Patrícia(Suri).















A atividade também fez referência ao
dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e se inseri na programação cultural do Forum das Ações Afirmativas - Calouradas 2008 da UFRGS.

24.3.08

CUCA na Conferência Livre da Restinga

E como havíamos prometido, aí está o que rolou na Conferência Livre de Juventude da Restinga...

Foi numa quinta-feira, 13 de março, que a Tinga (apelido do bairro de Porto Alegre) levantou sua bandeira! Empolgados com a atividade que seria realizada na Escola Mário Quintana os restingueiros marcaram presença na conferência que contou com cerca de 200 pessoas.


Não houve diferenças entre professores e alunos, todos estavam ali para saber um pouco mais sobre políticas públicas de juventude. Mas quem marcou presença mesmo foi a irreverência.

A gente conversou com a moçada sobre a democratização do acesso a cultura. Pra ser mais claro questionamos a galera: “Quem gosta de ir ao cinema? E ao teatro? E a um show?”. Todos disseram sim, mas há quanto tempo não vão a algum? E quanto custa o cineminha?

Além do excelente debate acerca deste tema também rolou apresentação da banda da escola. E eles mandaram bem usando garrafas peti e latas ao fazerem um som!!!

Não podemos deixar de agradecer aos integrantes da Nação Hip Hop Brasil que junto com nós promoveram algumas dinâmicas para a galera.

No final cinco grupos foram formados, neles os jovens debateram sobre a situação da Restinga, de Porto Alegre e da educação. As propostas se transformaram em diversos painéis apresentados no final pela moçada.

11.3.08

CUCA levantando bandeiras nas conferências de juventude

Na última quinta-feira (06), o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) participou da conferência livre de juventude realizada na Escola Jean Piaget, em Porto Alegre. Cerca de 150 alunos participaram das atividades.

A irreverência marcou a realização da conferência. As turmas do 1º e 3º assistiram a dois curtas sobre o movimento estudantil produzidos pelo CUCA. Primeiro foi exibido "A casa do poder jovem", inspirado no livro de Artur Poerner, depois rolou o curta "Não é só uma passagem", o documentário mostra diversas atividades e mobilizações contra o aumento do preço das passagens de ônibus.


A conferência também contou com a participação dos integrantes e artistas da Nação Hip Hop Brasil, professores e alunos assistiram ocuparam o pátio da escola formando uma divertida roda de freestyle.


Questões como o transporte escolar e a merenda foram debatidos pela galera, mas a principal reivindicação da moçada foi a criação do grêmio estudantil da escola.



Na próxima quinta-feira (13), estaremos no bairro Restinga, em Porto Alegre. Mais conhecido (e carinhosamente chamado) de Tinga pelos gaúchos.


Seis escolas vão participar da conferência livre que vai rolar na Escola Mário Quintana, além de Jovens do projeto Segundo Tempo da Vila Barro Vermelho. Aguardem, na próxima postagem contaremos o que rolou lá...